Células

Cada ser humano tem cerca de 100 trilhões de células, e cada célula é uma estrutura viva, que pode sobreviver por mees ou vários anos, desde que os fluidos que a circundam contenham os nutrientes adequados.

Uma célula típica, observada em microscópio óptico, são divididos em duas partes: Núcleo e Citoplsma. O núcleo é separado do citoplasma por uma manbrana nuclear, e o citoplasma é separado dos fluidos circundantes por uma membrana celular, também conhecida como membrana plasmática.

Célula

As diferentes Substâncias que formam as células são coletivamente chamadas de protoplasma. O protoplasma é composto principalmente de cinco substancias básicas: água, eletrólitos, proteínas, lipídios e carboidratos.

Água: O principal meio fluido das células, está presente na maioria das células, com excessão das células adiposas, em em concentração de 70 a 85%.

Íons: Os íons mais importantes nas células são: potássio, magnédio, fosfato, sulfato, bicarbonato e, em menores quantidades, sódio, cloreto e cálcio. Os íons são componentes inorgânicos que tem como função: Reações celulares e Alguns servem como mecanismo de controle celular.

Proteínas: Depois da água, a substancia mais abundante na maioria das células são as proteínas, que, normalmente constituem de 10 a 20% da massa celular. Estas podem ser divididas em dois tipos: Proteínas estruturais e Proteínas funcionais. Proteínas Estruturais: compõem as membranas e deixam suas organelas em seus respectivos lugares. Extracelularmente, as proteínas estruturais são encontradas principalmente nas fibras de colágeno e elastina (do tecido conjuntivo) e nas paredes dos vasos sanguíneos, nos tendões, nos ligamentos e em outras estruturas. Proteínas Funcionais: São prinipalmente as enzimas da célula e, ao contrário das proteínas estruturais, são móveis no fluido celular. As enzimas entram em contato direto com outra substancia no fluido celular e, dessa forma, catalisam as reaç~es químicas específicas.

Lipídios: Lipídios são vários tipos de substancias agrupadas por suas propriedades comuns de solubilidade em solvente de gordura. Os lipídios especialmente importantes são os fosfolipídios e o colesterol, que juntos, constituem cerca de 2% da massa celular. Eles são solúveis em água, principalmente, e, portanto, são usados para formsr a membrana celular e as membranas intracelulares que separam os diferentes compartimentos das células.

Carboidratos: Os carboidratos desempenham papel fundamental na nutrição da célula. A maioria das células não tem um estoque muito grande de carboidrato, mas o carboidrato, na forma de glicose dissolvida, está sempre presente no fluido extracelular, prontamente disponível para as células. E também, uma parte do carboidrato é reservado na célula através de glicogênio.

Citoplasma e suas Organelas:

O citoplasma contém partículas dispersas, minúsculas e grandes, e organelas. As organelas são: Retículo endoplasmático, Mitocôndria, Ribossomo, Vacúolo, Lisossomos e Complexo de Golgi.

Retículo Endoplasmático: O Retículo Endoplasmático é formado por canais delimitados por membranas. Esses canais comunicam-se com o envoltório nuclear. O retículo endoplasmático pode ser considerado uma rede de distribuição, levando material de que a célula necessita, de um ponto qualquer até seu ponto de utilização. O retículo endoplasmático tem a função, portanto, de transporte, servindo como canal de comunicação entre o núcleo celular e o citoplasma.

Mitocôndria: As mitocondrias são chamadas de Casa de Força das células. Sem elas, as células seriam incapazes de extrair energia suficiente dos nutrientes, e essencialmente, todas as funções celulares cessariam. As mitocôndrias usam o oxigênio e a glicose, e atraves de uma série de reações químicas, transformam em Energia (ATP) e como subproduto liberam CO2 e H2O.

Ribossomo: Ancoradas na superfície de muitas partes do retículo endoplasmático estão numerosas partículas granulares e minúsculas, chamadas Ribossomoss. Eles são compostos de uma mistura de RNA e de prteínas e funcionam na síntese de novas moléculas de proteínas na célula.

Vacúolo: Os vacúolos são vesículas preenchidas por partículas ou líquidos. São delimitados por uma membrana simples. Nas células animais, os vacúolos fundem-se com os lisossomos e acontece a digestão do conteúdo do vacúolo. Armazenam enzimas, gorduras e água.

Lisossomo: Os lisossomos constituem um sistema de digestivo intracelular que permita que a célula digira: (1) estruturas celulares danificadas, (2) partículas de alimentos que foram ingeridos pela célula e (3) materiais indesejados, tais como bactérias.

Complexo de Golgi: O complexo de golgi está intimamente relacionado com o retículo endoplasmático. Ele funciona em associaçãoao retículo endoplasmático. Pequenas ‘vesículas de transporte’ (também chamadas de vesículas do retículo endoplasmático, ou vesículas RE) destacam-se do retículo endoplasmaático e logo depois se fundem com o complexo de Golgi. As substancias contidas nas vesículas RE São transportadas do retículo endoplasmático para o complexo de Golgi. As substancias transportadas, são, portanto, processadas no complexo de Golgi para formar lisossomos, vesículas secretoras e outros componentes citoplasmáticos.

Núcleo:

O núcleo controla todas as atividades celulares: representa, assim, o centro da coordenação celular. E no DNA nuclear que estão localizados os genes, depositários das informações genéticas responsáveis pelas atividades das células. Tais informações são transmitidas ao citoplasma pelo RNA mensageiro, que se origina do DNA, passa para o citoplasma e comanda, através dos Ribossomos, a síntese de proteínas específicas (estruturais e enzimáticas), responsáveis pela estrutura e fisiologia celulares.

O núcleo geralmente é esférico, mas pode ser alongado, ou achatado, dependendo da célula.

Nucléolo: O nucléolo é uma estrutura esférica e densa que aparece imersa no nucleoplasma. Ele não apresenta membrana que o separa do núcleo. Em seu interior, há uma grande quantidade de RNA ribossômico, proteínas e fosfolipídios, havendo uma pequena quantidade de DNA. É o nucléolo o elemento responsável pela síntese de RNA Ribossômico.

Cromatina: É o nome dado ao conjunto de material cromossômico fásico. Cromossomos são estruturas celulares portadoras de genes. Ela é constituída de longos filamentos de DNA e proteínas, que se apresentam em vários graus de condensação ou espiralização. Nós, humanos, possuímos 23 pares de cromossomos.

Organelas

Segue abaixo o link de um vídeo no YouTube sobre as células!!!

Bons Estudos!!

http://www.youtube.com/watch?v=vR0TNsT3RGU&feature=related

About these ads

The URI to TrackBack this entry is: http://auladefisiologia.wordpress.com/2009/08/11/celulas/trackback/

Feed RSS para comentários sobre este post.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. aula celulas

  2. nossa meeeeeeu que site bom , eu e minha amiga amou -qq


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 167 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: