Questionários

Respostas do questionário 1: Tecidos

1 – Qual a função do organismo?

Função de Nutrição: São funções encarregadas da conservação do indivíduo, também conhecida como funções da vida vegetativa. Nesse grupo estão: Digestão, Respiração, Circulação e Excreção, ou seja, todas as atividades do organismo que são fundamentais para a manutenção da vida

Reprodução: Todo ser vivo, em condições normais, é capaz de reproduzir-se. Essa capacidade de reprodução é o que melhor caracteriza o ser vivo. Na espécie humana, a reprodução se faz através de células especiais (óvulo e espermatozóide).

Relação: São funções que permitem nosso relacionamento com o ambiente. Para tanto, dispomos de um sistema locomotor (ossos e músculos) e de um sistema sensorial (órgão dos sentidos). Com os sentidos, recolhemos os estímulos fornecidos pelo ambiente e o nosso cérebroos transforma em sensações.Para podermos expressar nossas sensações ou impressões e nos comunicar com as pessoas que nos cercam, dispomos ainda de um sistema fonador, formado pela boca, língua e pelas cordas vocais.

2 – Quais os tipos de tecidos?

Tecido Epitelial, Tecido Conjuntivo, Tecido Muscular, Tecido Nervoso

3 – Descreva a função do sistema conjuntivo e suas divisões.

Tecido Cartilaginoso (propriamente dito, ósseo, adiposo e cartilaginoso): Os tecidos conjuntivos são responsáveis pelo estabelecimento e a manutenção da forma do corpo, fazendo a ligação entre as diferentes células e órgãos, mantendo-os unidos e dando suporte mecânico. Em uma analogia simples, em que órgãos e células seriam tijolos de uma parede, o tecido conjuntivo seria o cimento que os une.

4 – Explique como funciona a pele e seus anexos.

O epitélio ou tecido epitelial é um tecido formado por células justapostas, ou seja, intimamente unidas entre si. Sua principal função é revestir a superfície interna e externa do corpo, órgãos e as cavidades internas. As células do tecido epitelial da pele, são muito unidas, sendo este, um epitélio estratificado. Já o tecido epitelial que reveste os órgãos, onde há trocas de substâncias, é simples. Essa diferença acontece, pois a função da pele é evitar que corpos estranhos entrem no nosso organismo, agindo como uma espécie de barreira. Protege também contra atrito, efeitos solares e produtos químicos. Já no revestimento dos órgãos, o tecido não pode ser tão grosso, pois nele há troca de substâncias.

  • Epiderme (Epi = periferia Derme = Pele), camada mais externa da pele, onde se encontram as camadas de células epiteliais.
  • Derme: Parte da pele onde estão instalados a maior parte de suas estruturas: Artéria, Veia, Nervo, Glândula Sebácea, Glândula Sudorípara e Folículo Piloso.
  • Hipoderme ou tecido Subcutâneo: Camada de gordura da pele que se diferencia em determinadas áreas do corpo, podendo ser maior ou menor, depedendo da necessidade do organismo.

Respostas do questionário 2: Sistema Circulatório

1 – Qual a função do sistema circulatório?

Ao desempenhar sua função, o aparelho cardiovascular está organizado morfológica e funcionalmente:

  • Gerar e manter uma diferença de pressão interna ao longo do seu circuito;
  • Conduzir e distribuir continuamente o volume sangüíneo aos tecidos do organismo;
  • Promover a troca de gases (principalmente oxigênio e gás carbônico), nutrientes e substâncias entre o compartimento vascular e as células teciduais;
  • Coletar o volume sangüíneo proveniente dos tecidos e retorná-lo ao coração.

2 – Como é dividido o coração?

O coração é dividido em quatro cavidades: 2 átrios e 2 ventrículos. Átrio direito, Átrio esquerdo, Ventrículo direito e Ventrículo esquerdo. Não há comunicação entre os dois átrios ou entre os dois ventrículos, são separados por septos. O Átrio direito se comunica com  o Ventrículo direito através da Válvula tricúspide. O Átrio esquerdo se comunica com o Ventrículo esquerdo através da Válvula Bicuspide ou Válvula Mitral.

O conjunto dos sistemas vasculares distribuídos em todas as estruturas do organismo é denominado grande circulação, ou circulação sistêmica. A grande circulação conduz sangue arterial oxigenado do lado esquerdo do coração (Ventrículo Esquerdo), para todos os tecidos do organismo e, a partir destes, conduz sangue venoso desoxigenado e rico em gás carbônico para o lado direito do coração (Átrio Direito).

O sistema arterial e venoso do pulmão constitui a pequena circulação, ou circulação pulmonar. A pequena circulação é a que conduz o sangue venoso, pobre em oxigênio e rico em gás carbônico, proveniente de todo o organismo, a partir do lado direito do coração (Ventrículo Direito) até aos pulmões, e destes faz retornar sangue arterial rico em oxigênio para o lado esquerdo do coração (Átrio Esquerdo).

4 – Qual a diferença entre artérias e veias e entre sangue arterial e sangue venoso?

Artéria: Vaso sanguíneo que sai do coração;

Veias: Vaso sanguíneo que chega ao coração;

Sangue Venoso: Sangue rico em Oxigênio e pobre em CO2

Sangue Arterial: Sangue pobre em Oxigênio e pobre em O2.

Respostas do Questionário 3: Sistema Respiratório

1 – Descreva o trajeto do ar no Sistema Respiratório.

Nariz, Fossas Nasais, Faringe, Laringe, Traquéia, Brônquios principais, Bronquíolos e Alvéolos Pulmonares.

2 – Como ocorre a troca gasosa?

O sangue venoso (desoxigenado) vindo através das arteríolas pulmonares está rica em CO2 e pobre em O2, quando passa por um alvéolo pulmonar, cheio de O2, por diferença de pressão, o CO2 passa para os alvéolos e o O2 passa para o capilar por difusão. Deixando, assim, o sangue oxigenado, volta ao coração através das veias pulmonares.

3 – Quais os gases participam das trocas gasosas?

Oxigenio e Gás Carbônico

4 – Qual a interação entre o sistema circulatório e o sistema respiratório?

São sistemas indispensáveis à vida e um não trabalha sem o outro. Não adianta ter oxigênio sem circulação sanguínea, assim como não adianta ter circulação perfeita se não há passagem suficiente de oxigênio aos alvéolos. A circulação sanguínea é responsável por transmitir e transportar o oxigênio absorvido nos pulmões, levando-o para todo o corpo.

A falta de oxigênio pode causar danos irreparáveis.

5 – Como ocorre a inspiração e a expiração.

A Inspiração compreende a penetração do ar atmosférico até os alvéolos pulmonares. A Expiração compreende um aumento da pressão sobre os pulmões, que desta forma, expulsa o ar.

Os músculos respiratórios – Diafragma e Intercostais – têm sua atividade regulada pelo centro respiratório situado no Bulbo – Uma região do sistema nervoso central, abaixo do cérebro.

Sob o comando do bulbo, o diafragma se contrai e desce, determinando um aumento do diâmetro vertical torácico. Ao mesmo tempo, os músculos intercostais também se contraem, “levantando” as costelas e determinando um aumento do diâmetro horizontal torácico.

Mediante as contrações dos músculos respiratórios, o tórax amplia-se, o que reduz a pressão interna. A pressão do ar atmosférico torna-se então relativamente maior que a pressão interna, daí a penetração do ar atmosférico até os alvéolos pulmonares, na inspiração.

Na expiração, o diafragma relaxa e sobe. Os músculos intercostais também relaxam e as costelas “abaixam-se”. O volume do tórax é reduzido acarretando o aumento da pressão interna, sendo maior que a pressão atmosférica, então o ar é expulso do pulmão.

Respostas do Questionário 4: Sistema Digestório

1 – Explique o trajeto do alimento da boca ao ânus.

O Alimento entra pela boca, inicia a digestão mecânica e química na boca, passa para a laringe até chegar ao esôfago, cano muscular longo, onde se inicia os movimentos peristálticos, levando o alimento até o estômago. No estômago, o alimento sofre ação do ácido clorídrico e de algumas enzimas que iniciam a digestão das proteínas, através da pepsina. No intestino delgado o alimento termina de ser digerido e passa a ser absorvido pela parede do intestino. Através dos movimentos peristálticos, o bolo fecal passa por todas as porções do intestino delgado (cerca de 7 metros), passando então para o intestino delgado, no qual sua função é retirar o excesso de água e formar as fezes. No reto, as fezes fazem pressão nas paredes e mandam reflexos ao sistema nervoso central para o ato reflexo de defecação.

2 – Quais enzimas atuam no sistema digestório e quais alimentos eles digerem?

Amilase Salivar: Amido (Saliva)

Pepsina: Proteína (Estômago)

Amilase Pancreática: Amido (Duodeno)

Protease: Proteína (Duodeno)

Lipase: Gorduras (Duodeno)

Bile: Não é enzima, mas emulsifica a gordura para a lípase quebrar as partículas de gordura.

3 – Qual a importância de mastigar bem os alimentos?

A mastigação diminui o tamanho dos alimentos, além de iniciar a digestão do amido através da amilase salivar. A mastigação bem feita diminui a ação e o trabalho do estômago.

4 – Quais os órgãos anexos e suas funções?

Fígado: Entre muitas funções, uma das mais importantes é a de desintoxicação do organismo e produção da bile.

Vesícula Biliar: Armazena e amadurece a bile, controlando sua secreção e sua utilização na digestão.

Pâncreas: Produz o suco pancreático, além de alguns hormônios, como a insulina e o glucagon.

Glândula Salivar: Produtora de saliva: Sublingual, Submandibular e Parótida.

Respostas do Questionário 5: Sistema Linfático

1 – Explique o trajeto da linfa dos tecidos ao coração.

Nos tecidos há acúmulo de líquido, já que o líquido que passa pelos capilares circulatórios, nem todo voltam ao sistema. Acumulado ao lado das células o sistema linfático tem a função de retirar o excesso de líquido e restos que ficaram no tecido. Ao passar para o sistema linfático a linfa passa por filtros, chamados linfonodos. O união de capilares linfáticos formam os ductos linfáticos. Estes, de calibres maiores, desembocam na veia subclávia, que retorna ao coração pela Veia Cava.

2 – Qual a função do Sistema Linfático?

  • Conservação das proteínas plasmáticas e do líquido: A circulação de linfa faz retornar à corrente sanguínea substâncias vitais, na maioria proteínas que escapam dos capilares com o líquido intersticial acumulado.
  • Defesa contra Doenças: O Sistema linfático protege o organismo contra microorganismos patogênicos e outras substâncias invasoras de duas maneiras: A) Por Fagocitose; B) Pela resposta imunológica (produção de anticorpos).
  • Absorção de Lipídios: Os linfáticos intestinais são as vias de absorção dos lipídios digeridos na alimentação.

3 – Explique a interação entre o Sistema Linfático e o Sistema Circulatório.

O sistema linfático tem como função manter o volume sanguíneo constante, além disso, protegem o corpo com a produção de anticorpos.

4 – Quais são os Órgãos Linfóides e suas funções?

Baço

Funções:

  • Destruição do Sangue: Os eritrócitos (glóbulos vermelhos) velhos ao atingirem sua duração normal de aproximadamente 120 dias. As células dentro do Baço também fagocitam bactérias, glóbulos vermelhos e plaquetas danificadas ou envelhecidos.
  • Função Imunológica: O Baço contém Macrófagos e Leucócitos (Linfócitos) produtores de anticorpos.
  • Armazenamento de Sangue: Serve de reservatório para o Sangue (eritrócitos). Enquanto o plasma volta para a circulação, os eritróitos retidos na polpa esplênica. Durante o exercicio muscular ocorre uma acentuada concentração de eritrócito no baço, que então os libera para que ajudem no transporte de oxigênio, que vai ativar os músculos. O Baço sofre variações ritmicas no tamanho em resposta às demandas fisiológicas, tais como exercício e hemorragia, e assim, influencia o volume de sangue circulante. A natureza elástica do Baço permite a ele variar em seu tamanho. O volume de sangue armazenado varia de 50mL à 1 L.

Tonsilas

Tonsilas Palatinas = Amígdalas – Situadas n fundo da boca

Tonsila Feríngea = Adenóide – Aninhada na parede posterior da parte nasal da faringe (osso esfenóide).

As tonsilas estão posicionadas estrategicamente de forma a participarem nas respostas imunológicas contra substâncias estranhas que são ingeridas ou inaladas. Contém LINFÓCITOS.

Timo

É um órgão localizado atrás do esterno e entre os pulmões. Exerce dois papéis:

  • Na imunidade seu papel é de auxiliar e distribuir os linfócitos a outros órgãos linfáticos

Exerce seu papel apenas até a puberdade, depois o órgao atrofia.

Qualquer dúvida, mandem e-mails, bons estudos

About these ads
Published in: on 24/09/2010 at 18:58  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: http://auladefisiologia.wordpress.com/2010/09/24/questionarios/trackback/

Feed RSS para comentários sobre este post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 154 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: